Gestão da cobrança de Inadimplentes

 

INADIMPLÊNCIA. O QUE FAZER?

Proporcione segurança nas suas vendas, aumentando a eficiência da cobrança através do sistema PontoCob.

PontoCob, Sistema especialista na cobrança de créditos ativos pendentes, visando a eficiência da equipe de cobrança proporcionando resultados financeiros.

Nosso software de cobrança trará resultados através da aplicação das melhores práticas de mercado.

COMO IMPLANTAR O PONTOCOB NA SUA EMPRESA?

Nós levamos a sério a inadimplência, e por isso desenvolvemos um modelo de implantação que melhor se encaixa na sua operação. Segue abaixo os passos que levarão a sua empresa a controlar a inadimplência e ainda mais fidelizar os seus clientes:

Diagnóstico: consultoria especializada no negócio do cliente, sendo totalmente documentada emitindo um parecer técnico da consultoria evidenciando os problemas atuais, proposta de adequações se necessário, alteração no fluxo e mensuramento de resultados. Implantação do software: instalação, customizações, treinamentos da operação, treinamentos estratégicos, testes de rotina e fechamentos, integração com o ERP. Acompanhamento: acompanhamento pós-virada, suporte e manutenção, avaliação de desempenho. Ciclo de vida: avaliação e ajustes da régua de cobrança.

PORQUE IMPLANTAR O PONTOCOB?

Na maioria das empresas a inadimplência não é controlada ou simplesmente é repassada para terceiros a gestão. Estas ações ou a falta delas acarretam em alguns problemas e perguntas os quais citamos abaixo:

  • Problemas de relacionamento com o cliente: você já identificou qual o maior motivo de atraso de pagamento por parte de seus clientes? Então, em se tratando de relacionamento com o cliente vejamos a seguinte lógica, além de você querer que o seu cliente pague a sua dívida você quer que ele continue comprando de você. Na terceirização da cobrança, o seu prestador também quer que ele continue voltando.
  • Não devo usar cobrança terceirizada?: sim, você deve, no entanto é necesário que você a tenha controle do que está acontecendo além do que você deve encaminhar somente aquilo que você não consegue cobrar. Segue um gráfico abaixo e veja a análise que faremos.
 
 
 
O gráfico nos indica que sua equipe é boa em cobrança, pois os valores diminuem conforme o tempo vai passando e é muito importante que se tenha ferramentas adequadas para que ações imediatas possam ser feitas. Se os números estiverem aumentando está na hora de se preocupar.

  • Ações de cobrança: Diferente do ciclo de vendas, na cobrança quanto mais tempo e ações você fizer, mais longe você estará de cobrar, por isso você deve ser assertivo nas ações. Estas atividades devem ser feitas pela sua equipe de cobrança na tentativa de recuperar o crédito, as quais citamos abaixo as de maior resultado:
  1. Carta de cobrança: envio de carta de cobrança automática aos clientes citando a sua dívida e o compromisso que se tem com ela.
  2. Registro de contato: Contato com o cliente para identificar o motivo do atraso e se necessário envolver outras pessoas de outras áreas. Estes registros podem gerar pendências para posterior ação.
  3. Emissão de segunda via de boleto: gerar os bolelos e envia-los por e-mail ao cliente com os juros/multa atualizados.
  4. Cálculo de juros e multa: tenha em mãos sempre o valor da dívida de seu cliente inadimplente, mesmo aqueles que estão a vencer.
  5. Histórico de cobrança: tenha atualizado e de fácil acesso todas as ações realizadas e histórico de conversas com o seu cliente. Envie por e-mail caso necessário.
  6. Acordos financeiros: saiba a previsão de pagamento de seus clientes e monitore durante o dia se o acordo foi realizado. Parcele suas dívidas por meio de depósitos, cheques e boletos.
 

PARA QUE SERVE UMA RÉGUA DE COBRANÇA?

É muito importante que você tenha uma régua de cobrança definida para sua empresa, caso não a tenha poderemos lhe ajudar a elaborar e a implementar. A régua de cobrança irá nortear as suas ações, padronizando a equipe e deixando claro ao cliente as implicações que incorrerão devido a falta de pagamento. Esta régua deve ser monitorada e ajustada conforme a sua necessidade. Segue abaixo um exemplo: